Cristina Peri Rossi | 3 poemas

Tradução
Lucas Reis Gonçalves

 

Distância justa

No amor, e no boxe
tudo é questão de distância
Se te aproximas demais me excito
me assusto
me obnubilo digo bobagens
me ponho a tremer
mas se estás longe
sofro entristeço
me desvelo
e escrevo poemas.

 

A paixão

Saímos do amor
como de um desastre aéreo
Havíamos perdido a roupa
os papéis
a mim me faltava um dente
e a ti a noção do tempo
Era um longo ano como um século
ou um século curto como um dia?
Pelos móveis
pela casa
despojos rotos:
copos fotos livros desfolhados
Éramos os sobreviventes
de um desmoronamento
de um vulcão
das águas arrebatadas
e nos despedimos com a vaga sensação
de haver sobrevivido
ainda que não soubéssemos para quê.

 

A viagem

Minha primeira viagem
foi a do exílio
quinze dias de mar
sem parar
o mar constante
o mar antigo
o mar contínuo
o mar, o mal
Quinze dias de água
sem luzes de neon
sem ruas sem calçadas
sem cidades
só a luz
de algum barco em fuga
Quinze dias de mar
e incerteza
não sabia aonde ia
não conhecia o porto de destino
só sabia aquilo que deixava
De bagagem
uma mala cheia de papéis
e de angústia
os papéis para escrever
a angústia
para viver com ela
companheira amiga

Ninguém te despediu no porto de partida
ninguém te esperava no porto de chegada
E as folhas de papel em branco embolorando
tornando-se amarelas na mala
maceradas pela água dos mares

Desde então
tenho o trauma do viajante
se fico na cidade me angustio
se vou
tenho medo de não poder voltar
Estremeço antes de fazer uma mala
– quanto pesa o imprescindível –
Às vezes preferiria ir-me
O espaço me angustia como aos gatos
Partir
é sempre partir-se em dois.

 

Deixe um comentário

